Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Férias para breve

CAPITAL HUMANO

Como qualquer outro período de ausência, é fundamental que seja bem preparado, para que qualquer profissional não tenha de trabalhar no seu período de férias. Mas para isso, importa que as tarefas sejam passadas a alguém que as possa fazer, com a qualidade necessária e dentro do tempo adequado.

O tempo passa rápido. Pelo menos, é o que tenho sentido nestes últimos tempos. Não é bom, nem é mau. É como é. O que significa que estamos a chegar a meio do ano. Já. Outra vez. Parece que foi ontem que escrevia sobre o meio do ano...mas em 2021.

Particularmente, gosto desta altura do ano. É sempre um frenesim com as quase férias e a sua preparação, avaliações para aferir se os objetivos iniciais estão ainda em sintonia com a estratégia para o ano em curso, assim como qualquer atualização em termos de aprendizagem que se tenha de fazer.

Por vezes, podem parecer meses iguais aos outros, mas não são. Junho e Julho são meses fundamentais na gestão de qualquer empresa e das suas pessoas. Para as pessoas, não se trata apenas do subsídio de férias, que tanta falta faz à economia familiar da maioria delas, mas acima de tudo trata- -se do período de descanso e férias que são fundamentais para o equilíbrio mental, físico e espiritual para o período que resta até ao fim do ano.

Como qualquer outro período de ausência, é fundamental que seja bem preparado, para que qualquer profissional não tenha de trabalhar no seu período de férias. Mas para isso, importa que as tarefas sejam passadas a alguém que as possa fazer, com a qualidade necessária e dentro do tempo adequado. Já tenho escrito sobre este tema no passado, mas a verdade é que é tão importante, que é sempre bom voltar a ele.

Colaboradores e organizações teimam em não preparar com a devida antecedência o tema das férias e isto, por norma, tem custos adicionais, seja para as pessoas, como para as empresas. A preparação não deve ser apenas para as férias, mas também para o regresso das mesmas. Setembro está à porta e, daí até ao fim do ano, o tempo passará muito rápido. São 4 meses fulminantes que devem ser preparados desde já. Importa ter a percepção real das necessidades em termos de pessoas e infraestrutura, agilidade na retenção do talento e audácia na captação do mesmo.

O mercado de trabalho é agressivo, pelo que estes tempos são cruciais para manter a operação a funcionar sem quebras e sem perdas em termos de pessoas. Para isso, é fundamental que as organizações transmitam de forma transparente aos seus colaboradores, o ponto de situação dos objetivos definidos no início do ano, se vai haver alguma revisão dos mesmos, qual o plano até ao fim do ano e as respetivas prioridades.

Este é o momento em que as organizações têm uma percepção mais real sobre a sua operação e o seu sucesso, assim como se os resultados irão estar dentro do esperado ou se é necessária alguma retificação. Como mencionei acima, a competição pelo talento está cada mais mais acesa e disputada. Não se trata apenas de salário ou bonus. Não se trata apenas de benefícios e prémios. Trata-se, cada vez mais, das pessoas procurarem o seu propósito nas organizações em que trabalham. Se se sentirem perdidas ou que não estão a seguir o que realmente querem, vão à procura de algo que as satisfaça e as preencha.

Trata-se também de tempo para elas próprias, do cuidado com a saúde e com a sustentabilidade ambiental. Trata-se também de um esquema de trabalho que permita pelo menos uma versão híbrida, para que o profissional possa ficar em casa a trabalhar quando quiser. Tudo isto é fundamental se as organizações quiserem estar na primeira linha da luta pelo talento. Ou mais importante ainda, na luta pela retenção do seu talento.

As lideranças cada vez mais têm de ser autênticas e inspiradoras. Têm de mobilizar e de fazer acreditar. Têm de ouvir e agir. São tempos desafiantes, pelo que deixo este momento de quase férias para que todos possam refletir para o que seja preciso adaptar para que o sucesso não escape, mas sempre com uma grande dose de felicidade e esperança num mundo melhor.