Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

ISCED não disponibiliza vagas para estudantes do período nocturno

Abertura do ano lectivo 2021/2022

O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda não disponibilizou vagas para o ano lectivo 2021/22 para candidatos que pretendam estudar no período pós-laboral ou nocturno, por falta de verbas para pagar aos docentes que leccionam neste período. A instituição alega que a comparticipação dos estudantes é insuficiente.

Os estudantes que estão no 2.º, 3.º e 4.º ano deste período vão continuar com os estudos sem qualquer impedimento desde que paguem regularmente as comparticipações, assegura a instituição.

O director-geral interino do ISCED, Zavoni Ntondo, justificou que o número de estudantes do pós-laboral que não pagam é elevado e está a comprometer o pagamento aos docentes, que recentemente realizaram uma greve, para reivindicar o pagamento dos seus ordenados.

"Criámos uma comissão composta por representantes dos sindicatos dos professores, coordenadores dos cursos pós-laboral e o financeiro da instituição, para analisar a participação dos estudantes em termos do pagamento de propinas e a conclusão a que se chegou é que os estudantes não pagam. Para não criarmos mais problemas com a entrada de novos estudantes, preferimos suspender as inscrições até resolvermos as dívidas que temos com os docentes", explica o director.

Zavoni Ntondo acrescentou que a comparticipação dos 600 estudantes deste período é de 15 mil Kz, valor que não compensa e quando se regista diminuição de estudantes só piora a situação financeira da instituição que não tem outra fonte de rendimento para pagar aos docentes. "Nas primeiras semanas de aulas, as salas ficam com 40 a 60 estudantes, mas depois de um ou dois anos o número reduz drasticamente, complicando as contas da instituição", reforça.

Quanto à retoma das inscrições, o responsável prefere não apontar qualquer data, mas avança que tudo está dependente da capacidade financeira da instituição, sem depender 100% da comparticipação dos estudantes.

O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) encerrou os cursos de matemática e história, por estes terminarem o ano com apenas 10 estudantes. Isto quer dizer que os candidatos dos cursos de matemática ou de história terão de estudar no período diurno.

O coordenador do núcleo do Sindicato dos Professores do Ensino Superior (SINPES) no ISCED, Domingos Manaça, explicou ao Expansão que a medida da suspensão justifica-se, porque viu-se que boa parte dos estudantes do 1.º ano desistiram e com a pandemia, que veio agravar ainda mais a situação financeira das famílias, há muita probabilidade de desistência ao longo do ano lectivo.

(Leia o artigo integral na edição 636 do Expansão, de sexta-feira, dia 06 de Agosto de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo