Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Ministro dos Transportes imita PR e 'varre' pelouro com exonerações nos portos, caminhos de ferros e TCUL

"Dança das cadeiras" continua

Duma assentada só o ministro dos Transportes 'varreu' o sector com exonerações e nomeações de 24 funcionários do seu pelouro, representantes de quatro empresas dos sectores portuário e rodoviário.

Ricardo D'Abreu segue as pisadas do chefe de Estado, João Lourenço, que na última quarta-feira fez mexidas no Ministério da Economia e no Governo Provincial, numa semana que bateu todos os recordes dos últimos quatro anos, no que respeita a 'dança das cadeiras' que esta quinta-feira chegou às três empresas do sector ferroviário (CFB, CFL e CFM).

De acordo com o comunicado do Ministério dos Transportes, a que o Expansão teve acesso, o titular dos Transportes efectuou uma limpeza no conselho de administração da empresa pública do Porto do Amboim. E.P, exonerando Flaviano Ferraz Macanga, presidente, Gaspar Fernandes da Conceição Guedes e Abrão Augusto Manuel Francisco, administradores executivos, bem como Nelson Dias dos Santos e Sebastião Daniel Neto, administradores não executivos.

Em substituição, foram nomeados Francisco José Aleixo Fernandes, para o cargo de presidente do Conselho de Administração; Salustiano Francisco Pinto Ferreira e Manuel Francisco Zangui, administradores executivos, e Nelson Dias dos Santos e Sebastião Daniel Neto, administradores não executivos.

Quem não escapou à 'enxurrada' de exonerações foi também Salustiano Francisco Pinto Ferreira, do cargo de Capitão da Capitania do Porto Amboim.

As investidas de Ricardo D"Abreu no sector portuário continuaram com as nomeações de Júlio Arsénio Neto, para o cargo de administrador não executivo do conselho de administração da empresa Portuária de Cabinda, E.P., e José Manuel Rela dos Santos Bento, para o cargo de administrador não executivo do conselho de administração da empresa Portuária do Soyo, E.P.

Segundo o documento, o responsável de um dos sectores mais importantes da economia exonerou, também, o conselho de administração da empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda - TCUL, E.P, que integrava Pedro Carmo Manuel Pereira, presidente, Manuel Lotutala e Lutandila Lutumba, administradores executivos, Catarino Eduardo César e Luís Cândido Cruz Gaspar Cohen, administradores não executivos.

Em substituição, o novo conselho de administração da empresa, nomeado para um mandato de cinco anos, é composto por Catarino Eduardo César, presidente; Eliseu Domingos Machado e Filomena Cahungo, administradores executivos; Nelson Pereira Jorge e Luís Cândido Cruz Gaspar Cohen, administradores não executivos.

"A decisão foi tomada em despacho conjunto pelos ministros dos Transportes e das Finanças, em conformidade com os poderes delegados pelo Presidente da República", refere a nota.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo