Economia cresceu 4,1% no segundo trimestre do ano
A empurrar a economia para cima estiveram a Extracção de diamantes, minerais metálicos e de outros minerais não metálicos, Pesca, Electricidade e Água e Transportes e Armazenagem.
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,1% no segundo trimestre deste ano, face ao período homólogo de 2023, de acordo com o relatório das Contas Nacionais Trimestrais do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A empurrar a economia para cima estiveram a Extracção de diamantes, minerais metálicos e de outros minerais não metálicos, Pesca, Electricidade e Água e Transportes e Armazenagem. Entretanto, a Extracção de diamantes e minerais metálicos e não metálicos que cresceu e 62,5% no II trimestre de 2024, em relação ao trimestre homólogo, foi a actividade económica que registou maior crescimento em termos homólogos, contribuindo positivamente em 1,29 pontos percentuais (pp) na variação total do PIB. "A baixa de preços, bem como a situação climática favorável elevaram a produção das empresas para fazer face aos compromissos de exploração", justifica o INE.
Em contrapartida, as actividades de Correios e Telecomunicações e os Serviços de Intermediação Financeira Indirectamente Medidos empurram a economia para baixo, ao registar quedas de 2,9% e 12,7%, respectivamente.
Assim, em termos acumulados ( no I e no II trimestre), o PIB cresceu 4,3% em relação a igual período do ano anterior fundamentalmente pelas actividades de agropecuária (4,0%), extração e refinação de petróleo (4,6%), ecletricidade e água (8,7%), comércio (4,9%) transportes e armazenagem (15,0%), extracção de diamantes, minerais metálicos e outros (33,3%), outros serviços (4,7) e as pescas 5,7%.