Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

MINFIN avalia mercado para nova emissão de obrigações do tesouro em moeda estrangeira

Títulos de dívida pública

A operação é aberta a todos os interessados, que deverão contactar, para efeitos de subscrição, qualquer instituição financeira habilitada a operar no mercado de valores mobiliários local, nomeadamente, bancos, sociedades distribuidoras e corretoras. O objetivo do MINFIN é captar recursos em moeda externa e em moeda nacional.

O Ministério das Finanças (MINFIN) anunciou que pretende fazer uma emissão de obrigações do tesouro em moeda estrangeira. A captação será efectuada no formato de 'bookbuilding', ou seja, avaliação prévia do interesse do mercado, de acordo com uma nota da instituição.

Sem adiantar datas nem montantes, o MINFIN comunica que a operação é aberta a todos os interessados, especificando que o formato será o de 'Bookbuilding', um processo que serve para avaliar junto do mercado o interesse pelos títulos que quem emite quer colocar.

As maturidades serão de sete e dez anos, com vencimentos em Outubro e Novembro de 2031, e julho e dezembro de 2034, respetivamente, e os títulos a emitir pagarão cupões numa base semestral.

Com esta emissão, o Minfin pretende captar "recursos em moeda externa e em moeda nacional", refere na nota, convidando os interessados a contactar, para efeitos de subscrição, qualquer instituição financeira habilitada a operar no mercado de valores mobiliários local, nomeadamente, bancos, sociedades distribuidoras e corretoras.

Assim, são elegíveis como meio de pagamento todos os instrumentos considerados líquidos, de acordo com a definição do Banco Nacional de Angola (BNA).