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Contas de depósito à ordem lideram reclamações na banca

DADOS REFERENTES SEGUNDO TRIMESTRE DESTE ANO

Houve uma queda homóloga de 1,7% no número de reclamações apresentadas aos bancos, passando de 7.091 para 6.967 entre Abril e Junho deste ano.

Problemas relacionados com as contas de depósito à ordem foram a principal reclamação que os clientes e consumidores de serviços bancários apresentaram no segundo trimestre deste ano às instituições financeiras bancárias, um total de 1.615, quase o dobro das queixas apresentadas no mesmo período de 2021, acordo com o relatório do Comité de Estabilidade Financeira do Banco Nacional de Angola (BNA). Ao todo, no período em análise, houve uma queda de 1,7% no número de reclamações apresentadas aos bancos, passando de 7.091 queixas no II trimestre de 2021 para 6.967 entre Abril e Junho deste ano.

Este órgão do BNA informa que foram instruídos 254 processos de acção sancionatória sendo que 55,5% correspondentes à Instituições Financeiras Bancárias e o remanescente a Não Bancárias. Questões relacionadas com cartões de débito foram as segundas mais reclamadas pelos clientes bancários, com um total de 1.484 queixas, seguindo-se problemas com máquinas ATM e TPA.

Também foram registadas queixas nas operações com o crédito ao consumo, com um total de 351 reclamações, prestação de serviços (312) e transferências bancárias (252). Incumprimento de crédito De acordo com o mesmo relatório, o nível de incumprimento da carteira de crédito do sector bancário deteriorou 5,71%, provocando um ligeiro aumento do risco de crédito.

Nesta avaliação, o destaque vai opara os bancos públicos com maior apetite ao risco de crédito, cuja taxa de cobertura de imparidades sobre o crédito foi de 65,11%, superior aos bancos privados nacionais e bancos privados com participação estrangeira, com cerca de 28,01% e 4,83%, respectivamente.

O banco central aponta ainda que, ao abrigo do Aviso n.º 10/22 de 06 de Abril sobre a concessão de crédito ao sector real, a carteira de crédito do sector bancário registou um total de 142 processos de crédito correspondente ao montante total de 151,98 mil milhões de Kwanzas.