Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Contas de depósito à ordem lideram reclamações na banca

DADOS REFERENTES SEGUNDO TRIMESTRE DESTE ANO

Houve uma queda homóloga de 1,7% no número de reclamações apresentadas aos bancos, passando de 7.091 para 6.967 entre Abril e Junho deste ano.

Problemas relacionados com as contas de depósito à ordem foram a principal reclamação que os clientes e consumidores de serviços bancários apresentaram no segundo trimestre deste ano às instituições financeiras bancárias, um total de 1.615, quase o dobro das queixas apresentadas no mesmo período de 2021, acordo com o relatório do Comité de Estabilidade Financeira do Banco Nacional de Angola (BNA). Ao todo, no período em análise, houve uma queda de 1,7% no número de reclamações apresentadas aos bancos, passando de 7.091 queixas no II trimestre de 2021 para 6.967 entre Abril e Junho deste ano.

Este órgão do BNA informa que foram instruídos 254 processos de acção sancionatória sendo que 55,5% correspondentes à Instituições Financeiras Bancárias e o remanescente a Não Bancárias. Questões relacionadas com cartões de débito foram as segundas mais reclamadas pelos clientes bancários, com um total de 1.484 queixas, seguindo-se problemas com máquinas ATM e TPA.

Também foram registadas queixas nas operações com o crédito ao consumo, com um total de 351 reclamações, prestação de serviços (312) e transferências bancárias (252). Incumprimento de crédito De acordo com o mesmo relatório, o nível de incumprimento da carteira de crédito do sector bancário deteriorou 5,71%, provocando um ligeiro aumento do risco de crédito.

Nesta avaliação, o destaque vai opara os bancos públicos com maior apetite ao risco de crédito, cuja taxa de cobertura de imparidades sobre o crédito foi de 65,11%, superior aos bancos privados nacionais e bancos privados com participação estrangeira, com cerca de 28,01% e 4,83%, respectivamente.

O banco central aponta ainda que, ao abrigo do Aviso n.º 10/22 de 06 de Abril sobre a concessão de crédito ao sector real, a carteira de crédito do sector bancário registou um total de 142 processos de crédito correspondente ao montante total de 151,98 mil milhões de Kwanzas.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo