Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Diamantes falham meta de produção de 14 milhões de quilates ano

Em causa desenvolvimento de novos projectos

Apesar de ser o segundo produto mais exportado pelo País, o sector diamantífero fica a 4,7 milhões da meta de produção do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022. A culpa é atribuída à conjuntura mundial que provocou a redução de investimentos e afectou o desenvolvimento de novos projectos

O ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, voltou a reafirmar o objectivo do País chegar à produção de 14 milhões de quilates de diamantes anualmente, numa altura em que a previsão para este ano é de 9,3 milhões de quilates, de acordo com o presidente do conselho de administração da Endiama, Ganga Júnior.

A um ano do fim do mandato de João Lourenço, tudo indica que o sector dos diamantes vai falhar o seu principal objectivo constante no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, de alcançar 14 milhões de quilates/ano. Especialistas entendem que muito dificilmente esta meta vai ser atingida, se olharmos para a conjuntura actual.

O "trunfo" para chegar aos 14 milhões continua a ser o Projecto Luaxe, que tinha o arranque pleno da produção previsto para 2017, mas que não se concretizou. A culpa é atribuída à conjuntura económica mundial dos últimos anos, agravada pelo surgimento da pandemia da Covid-19.

(Leia o artigo integral na edição 646 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo