Sistec abre nova loja no Namibe e lança descontos até 50%
Empresa avança com Black Friday no próximo dia 30, oferecendo descontos em vários produtos numa loja de Luanda e aposta em novo modelo de comunicação.
A Sistec vai abrir ainda este ano uma nova loja no Namibe e tem em curso a construção de uma megastore no futuro Centro Comercial Luanda Shopping, revela o director de Marketing, Comunicação e Imagem da empresa. Em entrevista ao Expansão, Mauro Baptista adianta que a Sistec realiza, na última sexta-feira deste mês (dia 30), um programa de descontos em vários produtos na loja do Largo do Ambiente, em Luanda.
A iniciativa, designada Black Friday, explica, oferece descontos que oscilam entre os 10% e os 50% em produtos de diversos tipos, nomeadamente computadores portáteis, telemóveis, UPS, colunas de som, mesas de mistura e televisores.
Mauro Baptista salienta que é a primeira vez que a empresa realiza uma iniciativa desta natureza, mas está previsto que tenha continuidade, ainda que, para já, não haja datas. De acordo com o director de marketing, a Black Friday enquadra-se num processo de modernização da Sistec, "recorrendo às boas práticas utilizadas mundo fora".
Actualmente, a Sistec "está num processo de restruturação de imagem e procedimentos e pretende impulsionar o seu modelo de comunicação entre outros factores", diz. "A Sistec pretende, a médio prazo, dinamizar as suas frentes de negócio e posicionar-se de acordo com a sua dimensão e suas capacidades, apelando à criatividade, quer no âmbito das lojas como das outras frentes", adianta Mauro Baptista.
O responsável do grupo - que abriu recentemente uma loja com 600 m2 no município de Saurimo, província da Lunda Sul - admite que as dificuldades sentidas pelas empresas no acesso a divisas, face à quebra da cotação do barril de petróleo no mercado internacional, "é uma realidade também partilhada pela Sistec".
Crise de divisas pode fragilizar companhia "Actualmente, existem constrangimentos relativos aos pagamentos de mercadoria importada, com remessas em atraso desde o início do ano, e isso reflecte- se em todas as operações", explica o director, que sublinha que, se o contexto "perdurar", a companhia poderá ficar "fragilizada".
Segundo Mauro Baptista, face ao ano passado, até esta altura a Sistec registou uma diminuição de vendas que ronda os 17%. A Sistec está organizada em três "ramos - Corporate, com um peso de 78% no negócio, lojas (20%) e desporto (2%), sendo que 70% das vendas provêm de produtos importados e restante é oriundo de serviços, com uma forte componente na produção de software".
"O crescimento reflectido no acesso às novas materialidades comunicativas e no acesso à Internet contribuíram em larga escala para a valorização e afinidade às grandes marcas por parte da população angolana", sublinha o director de marketing, que garante que a empresa "em função disso, pretende ter os melhores produtos com recurso a reconhecidas marcas".
A Sistec trabalha com aproximadamente 1.400 colaboradores, dos quais 99,5% são angolanos. Presente há 24 anos em Angola, está actualmente em 12 províncias, num total de 24 lojas, incluindo uma megastore em Luanda.