ZAP assina acordo com televisão cubana para transmissão em Angola
A distribuidora de TV por satélite ZAP e a televisão Cubavisión Internacional assinaram sexta-feira, em Luanda, um acordo que visa a transmissão do sinal cubano em Angola e em Moçambique.
O acordo assinado pela embaixadora de Cuba em Angola, Gizela Rivera, e pelo director da ZAP, Nuno Aguiar, visa, dentre outros aspectos, alargar o sinal cubano para outros países, e contemplar Angola e Moçambique com mais um canal.
Em declarações à imprensa no final da assinatura, Rui Vasco, director nacional de informação do Ministério da Comunicação Social, que esteve no acto em representação do titular da pasta, José Luís de Matos, realçou o facto de tratar-se de um serviço vindo de um país com quem Angola mantém relações fortes.
Prosseguindo, enalteceu de igual modo a emissão do sinal cubano em Angola, tendo destacado que o mesmo manterá o país mais próximo do mundo.
De acordo com Gizela Rivera, embaixadora de Cuba em Angola, a primeira emissão da Cubavisión Internacional em Angola e em Moçambique apresentada no dia 23 de Março as 14 horas, no canal 164.
Segundo disse, com o referido sinal, Cuba vai mostrar para Angola e Moçambique um pouco da sua cultura, desporto e de outros entretenimentos.
Quanto à data de emissão, 23 de Março, sublinhou que tal facto deve-se à Batalha do Cuito Cuanavale, uma luta que envolveu tropas do MPLA apoiados por Cuba, e que ajudou a Namíbia a alcançar a sua independência.
A Cubavisión Internacional era emitida em 54 países, com Angola e Moçambique totaliza 56.
Angop / Expansão