Satisfação e motivação das diferentes gerações no trabalho
Como assegurar que pessoas nascidas em épocas e contextos completamente diferentes se mantenham motivadas e comprometidas com os objectivos estratégicos da empresa? Reconheço que o assunto é complexo, mas estou seguro que um bom começo para quem quer superar este desafio é sabe r identificar essas 4 gerações
O facto de existir, nos dias de hoje, uma força de trabalho composta por diversas gerações representa um dos maiores desafios para os gestores de pessoas.
Actualmente, os gestores de pessoas têm de ser capazes de gerir pessoas de quatro diferentes gerações, nascidas em contextos diferentes e, por isso, com valores, comportamentos e espectativas igualmente diferentes.
Como assegurar que pessoas nascidas em épocas e contextos completamente diferentes se mantenham motivadas e comprometidas com os objectivos estratégicos da empresa?
Reconheço que o assunto é complexo, mas estou seguro que um bom começo para quem quer superar este desafio é saber identificar essas quatro gerações e conhecer algumas das características mais predominantes e comportamentos de cada uma delas.
1.Baby Boomers (1946 - 1959)
Geração nascida em contexto pós-guerra - é uma geração com valores predominantes como a busca pelo sucesso, a realização pessoal, rejeição do autoritarismo e lealdade à carreira. Entre os seus comportamentos predominantes, destacam-se as suas características idealistas, tendências revolucionárias e o colectivismo. É fundamental que da estratégia de satisfação e motivação desta geração conste a criação de planos de carreira, programas de talentos, benefícios flexíveis, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, planos de pensões e reforma, autonomia no trabalho, comunicação transparente, equidade e autonomia.
2.Geração X (1960 - 1979)
Geração nascida em contexto de transição política, hegemonia do capitalismo e meritocracia. Entre os seus comportamentos predominantes, destacam-se o materialismo, a competitividade e o individualismo. Esta geração tem como valores dominantes o trabalho árduo e a lealdade à organização. A satisfação e motivação destes profissionais passam pelas exigências dos aspectos ligados à motivação do trabalho em si, como a variedade de tarefas, a significância das tarefas, autonomia no trabalho e a necessidade de feedback imediato e contínuo.
3.Geração Y ou Millennials (1980 - 1994)
Geração nascida em contexto de globalização, estabilidade económica e surgimento da internet. Entre os seus comportamentos predominantes, destacam-se o facto de serem pessoas mais abstractas, questionadoras e globais. Esta geração tem como valores dominantes a preferência por um estilo de vida equilibrado, o trabalho em equipa, a rejeição de normas e lealdade aos relacionamentos. A satisfação e a motivação destes profissionais passam pela implementação de horários flexíveis, WLB, cultura de feedback, um bom clima organizacional e autonomia.
4.Geração Z (1995 - 2010)
Geração nascida em contexto de mobilidade e múltiplas realidades, redes sociais e nativos digitais. Entre os seus comportamentos predominantes, destacam-se pessoas com uma identidade fluída, realistas e activistas ponderados. Esta geração tem como valores dominantes a auto-confiança, o sucesso financeiro, independência pessoal junto do trabalho em equipa, lealdade a si mesmo e aos relacionamentos. É fundamental que das acções de satisfação e motivação destes profissionais, conste a valorização pessoal dos mesmos, a equidade interna, o trabalho em equipa, o reconhecimento, programas de capacitação e uma remuneração justa e competitiva.
É também fundamental que os gestores de pessoas percebam que muita coisa mudou nos últimos dois anos, a transição do mundo VUCA (em que a volatilidade era predominante) para um mundo BANI (que nos leva a crer que nos dias de hoje tudo é muito mais frágil) e que existe mais uma geração (geração Alpha) que muito em breve estará à porta do mercado de trabalho. Esta geração é constituída por pessoas que nasceram a partir do ano de 2010 e continuarão a nascer até ao ano de 2025. É uma geração que vive rodeada da tecnologia e, por isso, tem uma forte adaptação à mesma, tem uma personalidade mais curiosa, mais empática e independente, com maior agilidade e, em contraste, com menor capacidade de concentração. Conheça a sua força de trabalho e torne mais fácil a gestão de pessoas!