Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Namíbia lança fundo soberano com 16,2 milhões USD iniciais

CRIADO TRÊS MESES DEPOIS DE DESCOBERTAS "PROMISSORAS" DE PETRÓLEO

O Welwitschia é o trigésimo fundo soberano africano, com uma riqueza combinada de 98 mil milhões USD, segundo o índice da Global SWF. A Líbia tem o fundo mais "musculado", com 68,4 mil milhões USD, que representa 21 vezes mais do que os actuais 3,25 mil milhões USD do Fundo Soberano de Angola (FSDEA).

A Namíbia lançou o seu fundo soberano de riqueza, com uma injecção inicial de 262 milhões de dólares namibianos (o equivalente a 16,2 milhões USD) e que será capitalizado com os "promissores" recursos petrolíferos offshore descobertos pela TotalEnergies e pela Shell, em Fevereiro. O Fundo Welwits chia será ainda "alimentado" com royalties dos recursos minerais, parte das receitas fiscais, fundos obtidos com a privatização de 22 empresas estatais, bem como receitas provenientes de quotas de pesca e do sector de energias verdes, como explicou em Outubro o ministro das Finanças, Iipumbu Shiimi.

A criação do Fundo Welwitschia é um dos primeiros objectivos do Harambe Prosperity Plan II (HPPII), um plano de acção de desenvolvimento económico a médio prazo, que se estende de 2021-25, e 2,5% do seu portfolio será investido em obras públicas, colmatando assim o défice de financiamento de infraestruturas, como assinalou o Presidente namibiano Hage Geingob. "Estamos ansiosos pelas perspectivas e oportunidades que emanarão das recentes descobertas de petróleo e da energia verde do hidrogénio, que têm o potencial de impulsionar ainda mais o capital do fundo", sublinhou o Chefe de Estado da Namíbia, país que pretende tornar- -se um grande produtor de hidrogénio verde antes de 2026.

A TotalEnergies anunciou em Fevereiro que a prospecção de Vénus, ao largo da Namíbia, era "produtiva", após a descoberta de um reservatório de boa qualidade. Fonte da Reuters avançou com uma estimativa de reservas superiores a mil milhões de barris de petróleo. Além do petróleo e do hidrogénio verde, que ainda só são potencial, a Namíbia é rica em recursos minerais, nomeadamente diamantes, ouro e urânio, tendo produzido no ano passado 1,5 milhões de quilates em diamantes.

Quando anunciou a criação do fundo, em Outubro de 2021, o ministro das Finanças, Iipumbu Shiimi, explicou que ele terá um duplo objectivo: estabilização e poupança. A parte de estabilização será investida em activos de rendimento fixo com enfoque no baixo risco e liquidez, enquanto que o fundo intergeracional compreenderá 70% de capital público, sendo o restante composto por activos de rendimento fixo e de mercado privado, incluindo capital privado, bens imóveis e infraestruturas.

(Leia o artigo integral na edição 675 do Expansão, de sexta-feira, dia 20 de Maio de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo