Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Namíbia lança fundo soberano com 16,2 milhões USD iniciais

CRIADO TRÊS MESES DEPOIS DE DESCOBERTAS "PROMISSORAS" DE PETRÓLEO

O Welwitschia é o trigésimo fundo soberano africano, com uma riqueza combinada de 98 mil milhões USD, segundo o índice da Global SWF. A Líbia tem o fundo mais "musculado", com 68,4 mil milhões USD, que representa 21 vezes mais do que os actuais 3,25 mil milhões USD do Fundo Soberano de Angola (FSDEA).

A Namíbia lançou o seu fundo soberano de riqueza, com uma injecção inicial de 262 milhões de dólares namibianos (o equivalente a 16,2 milhões USD) e que será capitalizado com os "promissores" recursos petrolíferos offshore descobertos pela TotalEnergies e pela Shell, em Fevereiro. O Fundo Welwits chia será ainda "alimentado" com royalties dos recursos minerais, parte das receitas fiscais, fundos obtidos com a privatização de 22 empresas estatais, bem como receitas provenientes de quotas de pesca e do sector de energias verdes, como explicou em Outubro o ministro das Finanças, Iipumbu Shiimi.

A criação do Fundo Welwitschia é um dos primeiros objectivos do Harambe Prosperity Plan II (HPPII), um plano de acção de desenvolvimento económico a médio prazo, que se estende de 2021-25, e 2,5% do seu portfolio será investido em obras públicas, colmatando assim o défice de financiamento de infraestruturas, como assinalou o Presidente namibiano Hage Geingob. "Estamos ansiosos pelas perspectivas e oportunidades que emanarão das recentes descobertas de petróleo e da energia verde do hidrogénio, que têm o potencial de impulsionar ainda mais o capital do fundo", sublinhou o Chefe de Estado da Namíbia, país que pretende tornar- -se um grande produtor de hidrogénio verde antes de 2026.

A TotalEnergies anunciou em Fevereiro que a prospecção de Vénus, ao largo da Namíbia, era "produtiva", após a descoberta de um reservatório de boa qualidade. Fonte da Reuters avançou com uma estimativa de reservas superiores a mil milhões de barris de petróleo. Além do petróleo e do hidrogénio verde, que ainda só são potencial, a Namíbia é rica em recursos minerais, nomeadamente diamantes, ouro e urânio, tendo produzido no ano passado 1,5 milhões de quilates em diamantes.

Quando anunciou a criação do fundo, em Outubro de 2021, o ministro das Finanças, Iipumbu Shiimi, explicou que ele terá um duplo objectivo: estabilização e poupança. A parte de estabilização será investida em activos de rendimento fixo com enfoque no baixo risco e liquidez, enquanto que o fundo intergeracional compreenderá 70% de capital público, sendo o restante composto por activos de rendimento fixo e de mercado privado, incluindo capital privado, bens imóveis e infraestruturas.

(Leia o artigo integral na edição 675 do Expansão, de sexta-feira, dia 20 de Maio de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)