Saltar para conteúdo da página
Menu
Pesquisar
Assinar
Destaques
IX FÓRUM SEGUROS
XIV FÓRUM BANCA
Angola
Secções
EXPANSÃO - Página Inicial
Opinião
Principais Notícias
Em Destaque
LABORATÓRIO ECONÓMICO
Mais algumas reflexões sobre a diversificação da economia nacional
A conciliação entre a diversificação e a redução do desemprego pode, à partida, ser difícil ou apresentar zonas de trade off. A razão radica no facto de que a diversificação da economia apela a uma forte componente externa (exportação) nos casos de dimensão doméstica do mercado fraca e pouco geradora de economias de escala.
12 ABRIL 2024
LABORATÓRIO ECONÓMICO
Os melhores parceiros económicos para Angola
A economia nacional continua num processo de perda sistemática de capacidade de produção e de ritmo de crescimento, desde 2014 que diferentes estudos (FMI, Banco Mundial, CEIC) o vêm demonstrando, falando-se num processo de desaceleração estrutural da dinâmica de crescimento do PIB.
18 MARÇO 2024
LABORATÓRIO ECONÓMICO
Angola 2024 - As dificuldades manter-se-ão
Em 2024, a economia angolana apresenta cinco grandes riscos: o comportamento do preço do petróleo e a probabilidade de se desviar do cenário de base (USD 68 por barril), apesar do acordo com o FMI, o elevado peso da dívida pública (interna e externa) e do respectivo serviço pode limitar a captação de investimento directo estrangeiro e a contracção de empréstimos nos mercados internacionais (apesar da assistência do FMI), potencial efeito negativo de contágio sobre o sector financeiro derivado da transição para um regime cambial flexível, choques sobre a dívida pública provenientes do baixo crescimento do PIB e do possível abaixamento do preço do barril de petróleo e, por fim, um mais do que esperado (programado) declínio na produção de petróleo...
06 MARÇO 2024
LABORATÓRIO ECONÓMICO
As difíceis vias da redução da pobreza em Angola no futuro
Sem crescimento expressivo da economia, melhoria significativa nos padrões e modelos de repartição do Valor Agregado pela Economia (sendo para isso indispensável o aumento sistemático do produto) e incremento de emprego (para o que conta, igualmente, a variação anual da produção), a grande maioria da população irá permanecer em níveis inaceitáveis e socialmente perigosos de indigência económica e marginalidade social.
24 JANEIRO 2024
LABORATÓRIO ECONÓMICO
A despetrolização da economia angolana
Para que as actividades não petrolíferas ganhem expressão relativa convincente na agregação de valor interno, a produtividade e todos os ingredientes consigo relacionados têm de ser construídas de maneira eficiente. E o factor preponderante, como se refere mais adiante, é a educação, a única forma de se alterarem mentalidades conservadores e transformá-las em características ganhadoras e condutoras dos processos de diversificação.
10 JANEIRO 2024
LABORATÓRIO ECONÓMICO
Compreender a Angola de amanhã... hoje: a integração económica interna (parte II)
Em Angola, o caso do petróleo é paradigmático e a doença holandesa o exemplo mais acabado de utilização deficiente e desequilibrada de recursos minerais não renováveis em favor de classes empresário-políticas dominantes. Os efeitos dilacerantes do "rent seeking" estenderam-se aos países em desenvolvimento ricos neste recurso mineral, mas que não têm as capacidades de resiliência duma Holanda (onde este fenómeno foi primeiramente observado e estudado), assentando o seu crescimento em estruturas produtivas débeis, desequilibradas, sem capital humano, sem capacidade tecnológica e sem matrizes de relacionamento intersectorial agregadoras de valor e criadoras de emprego.
20 DEZEMBRO 2023
LABORATÓRIO ECONÓMICO
Compreender a Angola de amanhã... hoje: as bases das mudanças
Nem diversificação, nem substituição de importações substantivas e portadoras de alterações duráveis e racionais nas estruturas produtivas irão acontecer quando se implementarem os programas de crescimento existentes. Deve-se, entretanto, pensar que a substituição de importações é sempre imperfeita e parcial. A substituição de importações perfeita remete-nos para as abstrações do "óptimo de Pareto" e para discussões essencialmente teóricas, ainda que muito aliciantes.
21 NOVEMBRO 2023
LABORATÓRIO ECONÓMICO
Algumas reflexões sobre ideologia e modelos de desenvolvimento (II parte)
O conceito de desenvolvimento humano sustentado engloba, num sentido positivo, o conceito de segurança humana - que se diferencia, assim, da segurança militar e da segurança territorial - compreendendo a segurança económica (o direito ao trabalho e a um emprego condigno e dignificante), a segurança alimentar, sanitária, do ambiente, ou ainda a segurança pessoal, da comunidade e política.
08 NOVEMBRO 2023
LABORATÓRIO ECONÓMICO
Algumas reflexões sobre ideologia e modelos de desenvolvimento
O capitalismo, pelo menos do modo como se tem vindo a afirmar em Angola, não pode ser transformado em ideologia para um país com graves fissuras sociais, substanciais desequilíbrios económicos(3) e ponderosas insuficiências humanas.
24 OUTUBRO 2023
Subscreva a newsletter diária
Top
Mais recentes
Mais Lidas
Pela primeira vez Governo gastou mais com Educação e Saúde do que com Defesa e Segurança
Banco Económico em falência técnica pelo sexto ano consecutivo
Estado tem de investir 7 mil milhões USD no transporte de gás
Infotur fica com 12 hotéis da rede AAA e IGAPE com 15
Angola oficializa entrada na AFC com o visto da Assembleia Nacional
Participações angolanas em cotadas portuguesas rendem 219 milhões EUR
Ministros na Namíbia passam a ser avaliados pelo desempenho
Governo vai poupar até 220 milhões USD com a subida do preço do gasóleo
Foto da Semana
@Manuel Tomás
Newsletter gratuita
Fechar
Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo