Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

Angola Music Awards 2014 com inovações na segunda edição

Prémios

Menos categorias e mudança na direcção do corpo de jurados são algumas novidades da segunda edição do evento, que promete continuar a distinguir e promover a melhor música que se faz no País.

O Angola Music Awards (AMA) vai sofrer este ano algumas mudanças, revelou o presidente da comissão organizadora, Daniel Mendes. Haverá menos categorias e alterações no corpo de jurados, entre outras.

"Este ano, o concurso vai contar com menos três categorias, das 25 que conhecíamos desde a primeira edição, e em modo extraconcurso atribuiremoso prémio Música de Ouro, destinado a artistas com mais de 40 anos de carreira", anunciou Daniel Mendes, ao Expansão.

As mudanças, explicou, devem- se ao facto de a organização pretender arrumar categorias semelhantes e analisar melhor as candidaturas, valorizando os músicos que têm estado a trabalhar a carreira internacional. Também há mudanças no corpo de jurados, responsável por 50% da votação final de cada categoria e escolhido pela sua ligação à música angolana, por representar instituições relevantes nesta área e por fazer parte da lusofonia.

A equipa quase se mantinha intacta, não fosse a substituição de Tito Paris, presidente do júri da primeira edição, por Mikas Cabral, integrante do grupo musical Tabanka Djaz. O público, que também tem voto na matéria, representa os 50% restantes, terá de aguardar até aos próximos encontros da comissão, quando serão anunciados os candidatos, o homenageado e a data prevista para a gala de premiação.

Dado o pontapé de saída, os músicos que tenham lançado as suas obras em 2013, a partir de agora, poderão inscrever-se naquele que é o mais internacional dos prémios da música angolana, pela sua parceria com South Music Awards, Channel Music Awards, etc.

O AMA é um concurso criado em 2013, com uma periodicidade anual, e pretende elevar o nível e a qualidade da música angolana, reconhecendo as obras editadas pelos artistas nacionais, destacando o trabalho dos melhores e mais populares artistas e criadores de música, para a valorização cultural da música de Angola.

Também pretende promover novos valores e a homenagear criadores e intérpretes que têm feito a história da música de Angola. As inscrições estão em curso, mas ainda não é conhecida a data da gala do evento. Em 2013, foi em Agosto.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo