Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Produção industrial quebra ciclo negativo no II trimestre

Indústria transformadora suporta crescimento entre Abril e Julho deste ano

A actividade industrial em Angola registou a maior taxa de crescimento desde 2016. Ainda assim, há que ter em conta que se está a comparar o II trimestre de 2021 com o mesmo período de 2020, quando se fizeram sentir os primeiros efeitos da Covid-19 em Angola. Logo, o IPI só podia mesmo crescer

A produção industrial em Angola regressou ao crescimento no II trimestre deste ano ao subir 3,0% face a igual período de 2020, suportada sobretudo pela evolução positiva na indústria transformadora que fechou o período em análise com uma taxa de crescimento homóloga de 20,7%, indicam os dados do relatório sobre o Índice de Produção Industrial (IPI), publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta semana. Trata-se da quinta vez desde 2016 que o indicador que mede a evolução da estrutura do valor acrescentado na indústria se encontra em terreno positivo.

O IPI avalia o desempenho das indústrias extractivas, das indústrias transformadoras, da Produção e Distribuição de Electricidade, Gás e Vapor, da Captação, Tratamento e Distribuição de Água e Saneamento, e da produção de Bens Intermédios, Bens de Consumo e Produtos de Energia.

Dentro da categoria que mais cresceu no II trimestre deste ano face ao mesmo período de 2020, que coincide com o início da pandemia da Covid-19 em Angola, a indústria transformadora, destaque para a subida de produção nas Indústrias das bebidas e do Tabaco (42,2%), na Fabricação de têxteis, Vestuários e Calçados (33,9%) e na Fabricação de Produtos Petrolíferos, Químicos e Outros (14,9%).

(Leia o artigo integral na edição 647 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo