Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Angola Telecom regressa ao capital da Movicel e muda o Conselho de Administração

Estratégia do Estado para reunião de accionistas esta semana

A Angola Telecom vai regressar ao capital social da Movicel depois de ter saído no final de 2019, tendo com base a enorme dívida que a empresa tem com a telefónica nacional, tendo inclusive já recebido avisos de corte.

A situação financeira da Movicel é nesta altura muito delicada, não é apenas a Angola Telecom que ameaça cortar os serviços, mas também alguns operadores internacionais já estão a paralisar o fornecimento de serviços, o que justifica alguns dos problemas que a operadora tem tido na qualidade técnica e cobertura da sua rede.

Na última reunião de accionistas foi dado um prazo de duas semanas ao conselho de administração para que arranjasse uma solução, uma engenharia financeira, de forma a manter operacional a empresa. De acordo com as informações recolhidas pelo Expansão, é necessária uma injecção de capital a curto prazo que ronde os 100/150 milhões USD, com a necessidade urgente de 40 milhões USD.

Os sócios têm empurrado para o INSS a responsabilidade de "meter" dinheiro fresco na empresa, havia uma promessa anterior de injectar 100 milhões de dólares, mas com a mudança da liderança no Instituto, a posição é que a Segurança Social só admite pôr dinheiro na empresa por aumento de capital, sendo que cada um dos accionistas tem que acompanhar de acordo com a sua quota.

A estratégia do Estado para a reunião da próxima semana é assumir a maioria do capital por intermédio de 4 entidades, INSS (25%) e Correios (2%) mantêm os seus percentuais, entrando a Angola Telecom (18%, a mesma quota que tinha no momento de saída) e a Infrasat (12%). Juntas garantiam 57% do capital, sendo que 8% ficariam para os pequenos accionistas, nomeadamente a Lusa Pulsaris Electrónica que está ligada ao actual presidente do Conselho de Administração, ficando os restantes 35% para a entrada de uma nova identidade, ainda em processo de negociação. Esta poderia ser totalmente nova ou agregar também os interesses de alguns dos actuais accionistas, onde se destaca o General Dino.

(Leia o artigo integral na edição 630 do Expansão, de sexta-feira, dia 25 de Junho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)