Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Petróleo valoriza com perspectiva optimista da demanda

Nesta quarta-feira

Os preços do petróleo subiram nesta quarta-feira em meio às opiniões otimistas sobre a demanda global da Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos da América (EUA) e da OPEP, reforçadas por dados da indústria que apontam que os estoques de petróleo bruto dos EUA caíram mais do que o esperado na semana passada.

Perto das 08:00 de Luanda, o barril de Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e referência para as exportações angolanas ganhava 0,51% para 82,34 USD, enquanto o West Texas Intermediate (WTI), "benchmark" para os Estados Unidos, somava 0,69% para 78,44 USD por barril.

A EIA elevou a sua previsão de crescimento da procura mundial de petróleo em 2024 para 1,10 milhões de barris por dia, quando a estimativa anterior apontava para 900.000 barris por dia, enquanto a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) manteve a sua previsão para 2024 de um crescimento relativamente forte na procura global de petróleo, citando expectativas para viagens e turismo no segundo semestre.

Os preços do petróleo têm recuperado esta semana, depois de uma grande desvalorização provocada principalmente pela decisão da OPEP e dos seus aliados de aliviarem os cortes na produção de crude já este ano, caso as condições de mercado sejam favoráveis. Os EUA anunciaram na terça-feira um aumento da produção da matéria-prima em 2024 além do previsto, mas a forte procura parece estar a ofuscar os aumentos na oferta.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo