Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

TAAG entrega serviços de manutenção da sua frota de aviões aos alemães da Lufthansa Technik

COMPANHIA DE BANDEIRA TEM, DESDE 2012, UMA PARCERIA COM O MESMO GRUPO PARA O SERVIÇO DE REFEIÇÕES A BORDO

Depois de uma semana agitada devido às denúncias anónimas sobre eventuais falhas graves nos serviços de manutenção, a TAAG responde com um acordo para prestação de serviços técnicos.

A TAAG anunciou em comunicado, divulgado na terça-feira, 17, a assinatura de um acordo com a duração de 12 anos com a empresa Lufthansa Technik para a execução de serviços técnicos e de manutenção na frota de aeronaves Boeing 787 a voar em Angola. O acordo envolve também os aviões do fabricante europeu Airbus que operam nos céus angolanos. Fonte da empresa disse ao Expansão que o contrato foi acordado no início de Dezembro.

O contrato entra em vigor já em Janeiro e abrange, mais especificamente, as aeronaves Boeing 787-9 e 787-10 da empresa angolana, que receberão o suporte Total Component Support (TCS) da Lufthansa Technik, empresa que presta serviços especializados em MRO (Manutenção, Reparação e Revisão).

A Lufthansa Technik foi também contratada para apoiar a TAAG com um Programa de Inspecção de Produção de Aeronaves (APIP), que não cobre apenas os novos 787"s, mas também inclui a crescente frota de aviões Airbus A220 da companhia angolana. O TCS permitirá que a TAAG, a partir de Luanda, tenha acesso ao serviço global de peças da Lufthansa Technik, ampliando a disponibilidade de componentes para a sua frota Boeing Dreamliner.

A parceria entre a TAAG e a Lufthansa Technik não se limita aos serviços clássicos de MRO e também inclui apoio AOG (Aeronave no Chão), além da prestação de serviços de logística e agrupamento de peças.

Os especialistas da Lufthansa Technik serão ainda responsáveis pela qualidade final dos aviões da TAAG, o que implica a monitorização da sua produção a partir das fábricas, até à aceitação final das aeronaves, envolvendo tanto os 787"s quanto a nova frota Airbus A220 (o primeiro avião foi recebido em Setembro). Nélson Oliveira, CEO da TAAG, expressou a sua satisfação com esta parceria: "Com os dois tipos de aeronaves modernas que estão prestes a juntar-se à nossa frota, confiamos na renomada engenharia e vasta experiência que os especialistas da Lufthansa Technik podem oferecer."

Kai-Stefan Roepke, vice-presidente para Europa, Médio Oriente e África da Lufthansa Technik, disse que este contrato é um dos maiores acordos do género na África Subsaariana, destacando a importância de garantir uma entrada em serviço tranquila das novas aeronaves e "uma operação sem falhas das novas frotas da TAAG".

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo