TAAG entrega serviços de manutenção da sua frota de aviões aos alemães da Lufthansa Technik
Depois de uma semana agitada devido às denúncias anónimas sobre eventuais falhas graves nos serviços de manutenção, a TAAG responde com um acordo para prestação de serviços técnicos.
A TAAG anunciou em comunicado, divulgado na terça-feira, 17, a assinatura de um acordo com a duração de 12 anos com a empresa Lufthansa Technik para a execução de serviços técnicos e de manutenção na frota de aeronaves Boeing 787 a voar em Angola. O acordo envolve também os aviões do fabricante europeu Airbus que operam nos céus angolanos. Fonte da empresa disse ao Expansão que o contrato foi acordado no início de Dezembro.
O contrato entra em vigor já em Janeiro e abrange, mais especificamente, as aeronaves Boeing 787-9 e 787-10 da empresa angolana, que receberão o suporte Total Component Support (TCS) da Lufthansa Technik, empresa que presta serviços especializados em MRO (Manutenção, Reparação e Revisão).
A Lufthansa Technik foi também contratada para apoiar a TAAG com um Programa de Inspecção de Produção de Aeronaves (APIP), que não cobre apenas os novos 787"s, mas também inclui a crescente frota de aviões Airbus A220 da companhia angolana. O TCS permitirá que a TAAG, a partir de Luanda, tenha acesso ao serviço global de peças da Lufthansa Technik, ampliando a disponibilidade de componentes para a sua frota Boeing Dreamliner.
A parceria entre a TAAG e a Lufthansa Technik não se limita aos serviços clássicos de MRO e também inclui apoio AOG (Aeronave no Chão), além da prestação de serviços de logística e agrupamento de peças.
Os especialistas da Lufthansa Technik serão ainda responsáveis pela qualidade final dos aviões da TAAG, o que implica a monitorização da sua produção a partir das fábricas, até à aceitação final das aeronaves, envolvendo tanto os 787"s quanto a nova frota Airbus A220 (o primeiro avião foi recebido em Setembro). Nélson Oliveira, CEO da TAAG, expressou a sua satisfação com esta parceria: "Com os dois tipos de aeronaves modernas que estão prestes a juntar-se à nossa frota, confiamos na renomada engenharia e vasta experiência que os especialistas da Lufthansa Technik podem oferecer."
Kai-Stefan Roepke, vice-presidente para Europa, Médio Oriente e África da Lufthansa Technik, disse que este contrato é um dos maiores acordos do género na África Subsaariana, destacando a importância de garantir uma entrada em serviço tranquila das novas aeronaves e "uma operação sem falhas das novas frotas da TAAG".