Um novo desafio
É preciso sempre saber sair, da melhor forma, deixando uma "porta aberta", e garantindo que quem nos substitui terá de facto todas as informações e ferramentas para que possa desempenhar um trabalho de excelência sem fantasmas do passado. Obviamente que nem sempre é possível garantir tudo isso.
Não sendo qualquer segredo, no fim de Julho deste ano, decidi sair do desafio profissional em que estava a colaborar desde há pouco mais de 2 anos. Sempre tive o privilégio de colaborar com organizações de excelência, na sua maioria de carácter internacional, e com foco em diversas regiões, como por exemplo África, EMEA (Europa e Médio Oriente) e APAC (Ásia e Pacífico). Este último desafio não fugiu a essa tendência, sendo que numa indústria nova em que muito aprendi, com fantásticos líderes e profissionais. Mas tinha chegado o momento de sair, e essa foi uma decisão muito pessoal, ponderada em família. Mantenho ainda uma pequena colaboração para que a transição seja o mais tranquila possível.
O parágrafo anterior tem uma razão de existir. Na minha opinião, o momento da saída de qualquer desafio, deve ser escolhido por cada um de nós, e sem influências externas (apenas da família). Por outro lado, é preciso sempre saber sair, da melhor forma, deixando uma "porta aberta", e garantindo que quem nos substitui terá de facto todas as infirmações e ferramentas para que possa desempenhar um trabalho de excelência sem fantasmas do passado. Obviamente que nem sempre é possível garantir tudo isso, mas importa sempre tentar o máximo para que assim seja.
Sendo uma saída sem um novo desafio em vista, então foi o momento de desenhar o processo de procura de um novo emprego, o que nem sempre é fácil. Não sendo novo, nem sendo velho, e com cerca de 20 anos de experiência, é fundamental que os passos dados sejam o mais acertados possível. E o primeiro passo é ter tempo para desligar. Cada um terá o seu tempo para que isso seja feito da melhor forma possível.
Depois o desenho do processo da procura. Com quem falar, que redes ativar, com quem poderemos ser proativos no contacto com desconhecidos, ou com quem teremos de ter referênciação, a busca de um novo desafio é praticamente um emprego a tempo inteiro. Ter o cuidado, se assim for possível, de não aceitar a primeira oferta, a não ser que seja realmente o que estamos à procura. É de facto importante termos em mente como se processa o recrutamento de quadros seniores nos contextos em que nos inserimos.
É fundamental fazer uma lista das empresas de Executive Search com quem pretendemos falar, termos a perceção de quem conhecemos em cada um delas, e no caso de não conhecermos, quem poderá fazer uma introdução positiva e a recomendar uma conversa inicial. Igualmente importante, fazer uma lista de pessoas com quem devemos falar, não só para a procura de um novo desafio, mas também para discutir ideias, processos, e talvez até definirmos com uma visão mais clara do que queremos procurar para essa nova etapa. E aqui, podem ser amigos, antigos colegas (peers ou managers), referencias pessoais que temos no mercado.
Nos dias de hoje, a tecnologia é também um pilar essencial, com as várias plataformas onde podemos encontrar diferentes desafios profissionais, como o LinkedIn ou Glassdoor. O acompanhamento atento destas redes, pode fazer com que encontremos algo com que nos identificamos.
Tudo isto não será possível de fazer sem primeiro tratarmos da nossa ferramenta essencial de venda. O Curriculum Vitae (CV). Este deverá ser visualmente agradável, com conteúdos relevantes, como o que fomos desempenhando ao longo da vida e com que resultados, e outras informações que queiramos transmitir. Fundamental colocar apenas a verdade, não exponenciar o que se fez, e ser o mais realista. O sermos honestos em relação a nós próprios vai nos acompanhar sempre. Importa também ser um documento sem erros e com a formatação adequada.
Um facto é que ainda não tenho um novo desafio, mas esta estratégia tem me assegurado boas conversas e a entrada em processos interessantes. Sendo que não serei certamente a única pessoa nesta situação, penso que a partilha da minha experiência recente, pode ajudar outros na busca de um novo desafio.