Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Primeiro-ministro do Reino Unido antecipa eleições legislativas para 4 de Julho em gesto-surpresa

Rishi Sunak

Após meses de más sondagens para o Partido Conservador e de secretismo do governo britânico sobre o dia da votação, o primeiro-ministro revelou finalmente a sua data. O pleito estava previsto para antes do fim de janeiro de 2025 e, até o momento, Rishi Sunak havia se limitado a falar em eleições "no segundo semestre" deste ano.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, convocou eleições legislativas para 4 de julho, dizendo que os britânicos seriam capazes de escolher seu futuro em uma votação que seus conservadores deverão perder para o Partido Trabalhista, de oposição, após 14 anos no poder. Para tal, o Parlamento vai ser oficialmente dissolvido na quinta-feira da próxima semana.

"Agora é o momento de a Grã-Bretanha escolher o seu futuro e decidir se quer continuar com o progresso que fizemos ou arriscar voltar à estaca zero e sem certezas", disse Sunak, debaixo de chuva, às portas de sua residência oficial em Downing Street.

Encerrando meses de especulação sobre quando convocaria uma nova votação, Sunak convocou a eleição vários meses antes do esperado, uma estratégia arriscada com seu partido muito atrás do Trabalhista nas pesquisas de opinião.

As pesquisas dão aos Trabalhistas, de centro-esquerda, cerca de 45% dos votos, bem à frente dos conservadores, relegados a entre 20% e 25%, e do partido anti-imigração e anti-clímax Reform UK (12%). Em um sistema de votação por maioria simples em cada um dos 650 distritos eleitorais do Reino Unido, esses resultados se traduziriam em uma grande maioria para o partido da oposição.

Analistas políticos, líderes da oposição e membros do próprio partido conservador ouvidos pelo New York Times afirmam que a montanha eleitoral a qual o "premier" deverá escalar é a do "Himalaia", a mais alta do mundo.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo