Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Alimenta Angola contesta, Grupo Anseba na expectativa

Concurso para a gestão do Kero

As empresas receberam na quarta-feira passada a informação que a comissão de avaliação tinha escolhido como melhor proposta a da Anseba, dando cinco dias aos concorrentes para contestarem. O Alimenta Angola contestou esta semana invocando mais experiência e a parceria internacional com o Carrefour. O IGAPE confirma que o Alimenta concorreu sozinho e não em consórcio com os franceses

O grupo Eritreu Anseba diz estar seguro da proposta que apresentara ao Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).

Segundo apurou o Expansão, a Anseba não está preocupada com a impugnação apresentada pelos concorrentes para a gestão do Kero, alegando que a contestação tem como base a experiência. A nossa fonte revelou que grupo Eritreu está pronto para arrancar com o projecto, tendo já um orçamento disponível. Acrescenta ainda que conhece o mercado nacional, sendo que actua há 20 anos em Angola e factura cinco vezes mais do que o seu concorrente ao concurso do Kero.

Por outro lado, o director geral do Alimenta Angola, Marcos Paulo, afirmou não concordar com o resultado apresentado há uma semana, por isso, gozando do prazo legal de cinco dias úteis contestou-se a decisão.

"Temos o know-how das duas empresas, estamos há 12 anos no mercado angolano, temos infra-estrutura e entraríamos com uma empresa multinacional, a Carrefour", destacou.

O Expansão soube também que na apresentação de propostas ao IGAPE, a empresa brasileira Alimenta Angola não apresentou provas da parceria com a multinacional francesa Carrefour ou seja, a parceria tem sido apenas verbal. Porém, durante as visitas às lojas do Kero, estava também um empresário marroquino parceiro da Carrefour, naquele país a norte da África.

(Leia o artigo integral na edição 652 do Expansão, de quarta-feira, dia 26 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)