Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

CMC regista distribuidoras do Standard Bank e Banco Sol

NOVO FUNCIONAMENTO DO MERCADO DE CAPITAIS

As duas novas distribuidoras estão em processo de registo junto da BODIVA e tão logo concluam o processo estarão também registadas na Bolsa de Valores e poderão começar a intermediar a compra e venda de títulos, sejam acções ou obrigações.

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) deu luz verde para o arranque das operações de duas novas sociedades distribuidoras de valores mobiliários, a Inovadora SDVM, que tem como accionista o Banco Sol, e a Standard Invest SDVM, que tem como accionista o Standard Bank de Angola.

As duas novas distribuidoras estão em processo de registo junto da BODIVA e tão logo concluam o processo estarão também registadas na Bolsa de Valores e poderão começar a intermediar a compra e venda de títulos, sejam acções ou obrigações.

A Inovadora tem o conselho de Administração constituído por Ana Silva, presidente do Conselho de Administração (não executiva) que acumula com a função de administradora do Banco Sol. Outro administrador também não executivo é Edson Costa e como único administrador executivo da Inovadora está António Francisco, que vem da corretora Madz Global, onde foi responsável da sala de mercados. O Expansão sabe que a distribuidora vai utilizar o home broker Marlyn, que é fornecido pelo parceiro tecnológico da BODIVA e vai ser a terceira entidade a fazê-lo já que duas corretoras, a Lucrum e a Prime solutions, já utilizam o Marlyn.

Já a Standard Invest será liderada pelo administrador para a banca de investimento Dinis Mendes, sendo a restante equipa anunciada nos próximos dias.

Com a entrada destes players o número de sociedades distribuidoras no mercado vai subir para quatro já que ambas se juntam à já existente Áurea SDVM, ligada ao BAI, e o BFA capital Markets, ligado ao BFA.

Recorde-se que, na sequência da nova arquitectura de funcionamento do mercado de capitais, os bancos estão de saída da intermediação financeira. Neste momento, apenas podem custodiar e negociar no mercado secundário, na BODIVA, títulos de dívida pública. Entretanto, apenas podem fazê-lo até Dezembro já que a partir de Janeiro deixam oficialmente de o fazer. Por se tratar de uma área de negócios competitiva, 4 bancos já decidiram que vão continuar no mercado mas como accionistas de distribuidoras. Neste momento, com excepção do BDA, existem 22 bancos comerciais registados como membro BODIVA. no total são 31 membros.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo