Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Nossa Seguros promove palestra sobre literacia financeira na UCAN

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PARTICIPAM NA PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FUNDO DE PENSÕES

O objectivo é promover, mensalmente, palestras sobre educação financeira em mais de 10 universidades do País, no sentido de contribuir para maior consciencialização da importância dos fundos de pensões e, consequentemente, aumentar a sua taxa de penetração que é de apenas 1,7% do PIB.

A Nossa Seguros está a promover um conjunto de palestras, denominado "Nossa Literacia Financeira", para capacitar os estudantes universitários e não só com conhecimentos sobre gestão financeira, boas práticas no uso de recursos e contribuir para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios económicos do futuro.

O "pontapé de saída" do projecto foi dado na Universidade Católica de Angola (UCAN), onde foram abordados temas como "educação financeira e fundos de pensões e técnicas para evitar o endividamento", no salão nobre da Universidade.

De acordo com o presidente da Comissão Executiva (PCE) da Nossa Seguros, Alexandre Carreira, o projecto Nossa Literacia pretende atingir mais de mil estudantes de diversas universidades de Angola para abordar questões de literacia financeira, com especial ênfase nos fundos de pensões, enquanto instrumento importante para o complemento da reforma.

Além disso, estas palestras vão contribuir, segundo Alexandre Carreira, para que os jovens tomem decisões financeiras de forma independente, racional e responsável, promovendo, assim, uma maior segurança financeira para os cidadãos.

"Estou em crer que se trata de uma excelente oportunidade para, em conjunto, reflectirmos sobre a utilização dos nossos recursos financeiros e a importância da planificação das nossas reformas, diante dos riscos de longevidade e sobrevivência", afirmou o PCE, sublinhando que a taxa de penetração dos fundos de pensões em Angola é de apenas 1,7% do PIB, enquanto na Namíbia essa taxa atinge 103%, a a mais alta em África.

Para a especialista em educação financeira, Jucélia Gabriel, este ciclo de palestras poderá ajudar a melhorar o índice de penetração dos seguros e fundos de pensões em Angola, conscientizando os cidadãos sobre as boas práticas no uso de seus recursos.

Além dos estudantes da UCAN, a iniciativa reuniu discentes universitários e estudantes do ensino médio interessados em aprimorar os seus conhecimentos sobre gestão de recursos financeiros, com o objetivo de prepará-los para enfrentarem melhor os desafios económicos.

Maria Gourgel, estudante do Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL), afirmou que o projecto Nossa Literacia Financeira representa uma oportunidade para estudantes e a sociedade em geral. "É uma forma de aprendermos a planear e gerir os nossos recursos, considerando as necessidades ilimitadas", destacou a aluna do 12.º ano do curso de Economia do IMEL.

José Salvador, estudante da Universidade Católica de Angola, afirma que este tipo de iniciativas é bem-vindo, pois promove a transformação de consciência e a mudança de hábitos financeiros dos indivíduos. Além disso, o estudante da Faculdade de Economia aproveitou a oportunidade para apelar à direcção da Nossa Seguros para que continue com o projecto, pois acredita que ele pode libertar e despertar muitas pessoas que ainda desconhecem a educação financeira.

A directora do Fundo de Pensões da Nossa Seguros, Albertina Napita, destacou a importância do fundo de pensões na vida do cidadão, mencionando as vantagens e desvantagens de aderir ou abdicar deste instrumento. Na ocasião, ela exemplificou como o fundo de pensões funciona na prática. "Ele funciona como uma reserva financeira para garantir segurança no futuro, especialmente em situações como reforma, invalidez ou sobrevivência", explicou.

O evento reforça o compromisso da Nossa Seguros com a capacitação de jovens angolanos, promovendo a inclusão financeira e incentivando a construção de hábitos que impulsionem o crescimento pessoal e colectivo. O próximo certame está previsto para o final do mês de Abril.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo