Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Covid-19: 10 Tópicos para Reflexão sobre os Sistemas de Saúde Pública (1ª Parte)

Em análise

As mudanças que assistimos são transformacionais e estando algumas já em curso nos sistemas mais maduros, apenas foram fortemente aceleradas pelas necessidades de resposta à pandemia. São experiências e ensinamentos recolhidos um pouco por todo o mundo, apesar de cada país ter contextos de partida distintos.

A SARS-Covid 19 apanhou o mundo desprevenido - das economias mais desenvolvidas às mais necessitadas, dos sectores de ponta aos sectores tradicionais, nas dimensões política, económica, social e ambiental - esta pandemia veio expor as fragilidades de um mundo densamente interconectado e assente em pressupostos não tão sólidos como esperado. Ainda estamos distantes de uma vacina ou profilaxia globalmente disponíveis que possam devolver alguma certeza e confiança ao futuro, mas independentemente do tempo para que tal se concretize, os impactos e mudanças serão profundos.

Em particular, nenhum sector foi tão posto à prova como o da saúde pública, com resultados tão díspares quanto inesperados, com valores de mortalidade sem precedentes a demonstrarem a incapacidade de muitos sistemas para lidarem com eventos tão extremos e imprevistos, obrigando a redireccionar recursos e a reinventar cadeias de valor.

Nestes meses, a KPMG acompanhou de forma global as múltiplas iniciativas desenvolvidas, para robustecer os sistemas de saúde pública, à medida que evoluíam na resposta à pandemia, desde uma primeira etapa de reacção à crise, passando pela criação de resiliência, a recuperação e a preparação para uma nova realidade pós-pandemia. As mudanças que assistimos são transformacionais e estando algumas já em curso nos sistemas mais maduros, apenas foram fortemente aceleradas pelas necessidades de resposta à pandemia. São experiências e ensinamentos recolhidos um pouco por todo o mundo, e apesar de cada país ter contextos de partida distintos, vale a pena reflectir sobre como as mesmas podem ser aplicadas no contexto específico de Angola, ajudando a transformar o sistema de saúde pública para os desafios nesta nova normalidade. Tentamos sistematizar estas observações e tendências em 10 tópicos diferentes, que apresentamos, pela sua extensão, em dois artigos, dos quais este é a primeira parte.

Porta de acesso digital - A pandemia obrigou muitos sistemas de saúde e organizações em todo o mundo a adoptar rapidamente soluções digitais de saúde. Em vários países, a porta "digital" passou a ser a forma privilegiada de acesso aos serviços clínicos, na medida que os recursos normais foram canalizados para combater a pandemia. Em alguns países, o uso de consultas de cuidados primários por meios remotos atingiu quase 75% das consultas realizadas. Com o fim da crise, não se antevê que esta porta digital seja encerrada, dada a conveniência e flexibilidade demonstrada, quer para pacientes quer para os profissionais de saúde. Antes, perspectiva-se que na nova realidade pós-Covid 19, a preocupação se colocará em como escalar e sustentar de forma equilibrada estas interacções digitais.

* Partner da KPMG

(Leia o artigo integral na edição 584 do Expansão, de sexta-feira, dia 24 de Julho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo