Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Trabalhos sobre transição energética vão ser premiados

PRÉMIO MEDALHAS DE MÉRITO CIENTÍFICO

Numa altura em que o mundo inteiro está a mover-se na direcção da descarbonização, o Centro Ciência lançou a 4ª edição do prémio Medalhas de Mérito Científico, destinada apenas a estudantes dos países africanos de língua portuguesa para abordar o tema da transição energética.

O Centro Ciência LP, em colaboração com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), abriu as candidaturas do prémio "Medalhas de Mérito Científico" para premiar os trabalhos de estudantes que tenham concluído o doutoramento ou mestrado na área da transição energética entre 2020 e 2023.

A atribuição do prémio tem o objectivo de reconhecer e valorizar trabalhos de investigação realizados por jovens oriundos de países africanos de língua portuguesa, em áreas das energias renováveis e transição energética.

As candidaturas desta iniciativa destinada a estudantes dos países africanos de língua portuguesa devem ser enviadas até ao dia 31 de Agosto de 2024, para o correio [email protected]

Os candidatos interessados ao prémio devem apresentar o curriculum vitae, tese de mestrado ou doutoramento na área da transição energética candidata à medalha de mérito científico em formato pdf, identificação dos orientadores da dissertação e instituição de ensino superior onde foi realizada a formação, cópia do edital da universidade, confirmando a data do ato público da defesa da tese ou cópia da certidão de mestrado ou de doutoramento.

Conforme as condições de admissibilidade poderão candidatar-se os autores de trabalhos concluídos e apresentados entre os anos de 2020 e 202 e cada trabalho apresentado só pode concorrer a uma das categorias: Mulheres ou Estudantes, pelo que as candidatas do sexo feminino devem indicar a categoria à qual pretendem concorrer. Entretanto, não é admitida a entrega de trabalhos premiados em edições anteriores das medalhas de mérito científico.

"Para a atribuição das Medalhas de Mérito Científico REN - Ciência LP - FCT, serão considerados trabalhos de investigação, no âmbito de formações avançadas que incidam em áreas de transição energética, preferencialmente em África, que consubstanciam uma contribuição para a descarbonização da sociedade e sustentabilidade do planeta", refere a organização.

As Medalhas de Mérito Científico podem ser atribuídas a dois tipos de candidatos: a mulheres investigadoras (para incentivar a participação e reconhecimento das mulheres na ciência), estudantes e investigadores, provenientes de países africanos de língua portuguesa que tenham realizado projectos de investigação no âmbito da sua formação avançada (mestrado ou doutoramento), em áreas de transição energética, preferencialmente em África.

Tanto para mulher investigadora quanto para estudante e investigador, o primeiro classificado vai receber um valor de cinco mil euros e o segundo dois mil e quinhentos euros.

Além do valor, os vencedores vão também receber diplomas alusivos às medalhas de mérito científico, nos quais constarão a identificação do premiado, o título do trabalho e o ano a que se reporta.

Os trabalhos vão ser analisados e avaliados por um corpo de jurados com base nos seguintes critérios: nível de conhecimentos científicos e técnicos evidenciados no trabalho, capacidade de utilização do método científico, carácter inovador da abordagem e dos resultados, criatividade quanto aos objectivos propostos e aos métodos desenvolvidos, método, estrutura e organização da apresentação.

Recorde-se que nos anos anteriores, estudantes de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe já foram premiados pelas suas contribuições significativas na área da Transição Energética.

A cerimónia de entrega dos prémios será realizada em Novembro. Se não houver trabalhos que preencham os critérios, os prémios, no todo ou em parte, não serão atribuídos.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo