Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

UAN abre doutoramento em Ciências do Mar e do Ambiente

EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA AZUL

Com objectivo de promover estudos que fomentem a economia do mar, incluindo aspectos relacionados com pescas, aquacultura, entre outros, a Faculdade de Ciências Naturais abriu, pela primeira vez no País, o curso de doutoramento cujas candidaturas vão até 15 de Outubro.

A Faculdade de Ciências Naturais das Universidade Agostinho Neto abriu a 1ª edição do curso de doutoramento em Ciências do Mar e do Ambiente, no âmbito do programa UNI.AO, financiando pela União Europeia e implementado pela Agência de Cooperação Técnica Francesa, Expertise France.

Os cursos abrangem as especialidades de Ciências Biológicas - genética e qualidade dos alimentos, Ciências do Mar - conservação dos ecossistemas e da biodiversidade, Tecnologias do Ambiente e Água - qualidade da água e ecoturismo costeiro, Tecnologias em Pescas e Aquacultura - pescarias artesanais, industriais, aquacultura semi-intensiva e sustentável.

Cada especialidade terá duas vagas disponíveis, com excepção da especialidade Ciências do Mar e Tecnologias em Pescas e Aquacultura com a possibilidade de três inscrições cada.

Nesta primeira edição estão disponíveis dez vagas, dos quais 30% serão reservadas a mulheres que respondam ao perfil de entrada.

Os candidatos interessados devem ser mestre ou ter grau equivalente em várias áreas científicas ou profissionais com curriculum no domínio marinho e ambiental, com a nota mínima de 14 valores, licenciatura com nota mínima de 16 valores, devem possuir um curriculum escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestado para a realização do doutoramento, demonstrar domínio da língua inglesa, e escrever um requerimento ao presidente do conselho científico da Faculdade de Ciências Natural.

O período de candidaturas vai até 15 de Outubro e as candidaturas devem ser submetidas online para o endereço electrónico: [email protected].

O curso de Doutoramento (CMARA) terá a duração de quatro anos e as unidades curriculares serão leccionadas por ensino à distância por B-learning e em inglês.

De acordo com a coordenação, o objectivo do Programa de Doutoramento Ciências do Mar e do Ambiente é promover a formação avançada, multi e interdisciplinar de Doutores nas áreas científicas de Ciências do Mar e Ciências do Ambiente.

"A ideia é que exista mais dedicação nos estudos que fomentem a economia do mar, incluindo aspectos relacionados com pescas, aquacultura, qualidade da água, saneamento e ambiente, de forma a contribuir transversalmente para os objectivos do desenvolvimento sustentável, em especial para 17 ODS".

"Tendo em conta a sustentabilidade do curso, a propina anual são dois milhões Kz, paga em quatro prestações no mesmo ano de matrícula, não sendo possível a transição com divida em atraso", lê-se na apresentação.

Para a corrente edição, os matriculados a estes cursos serão elegíveis às bolsas UNI.AO- -INAGBE. No entanto, a candidatura à bolsa de estudo é única e realizada, por requerimento dirigido ao INAGBE, pelo candidato que reuna os requisitos definidos.

Leia o artigo integral na edição 746 do Expansão, de sexta-feira, dia 13 de Outubro de 2023, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo