AGT esclarece detenção dois funcionários e confirma irregularidades
Na sequência da detenção pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) de dois funcionários seniores da Administração Geral Tributária (AGT) ocorrida esta semana, a instituição esclarece, que por via dos trabalhos conduzidos pelos seus órgãos inspectivos internos, "foi verificada a existência de inconformidades de alguns procedimentos que confirmaram operações irregulares de pagamentos de impostos no sistema".
Assim, segundo o comunicado da AGT publicado esta sexta-feira, depois da constatação das irregularidades, os órgãos competentes comunicaram os dados observados ao SIC, o que resultou na detenção de dois funcionários, sendo um do Gabinete de Tecnologias de Informação e outro da Direcção de Cadastro e Arrecadação de Receitas.
"Todas as notas de liquidação que foram objecto de fraude estão devidamente identificadas e reportadas aos órgãos competentes para tratamento criminal, pelo que os contribuintes que se encontram nesta situação serão notificados para o pagamento dos respectivos impostos. A plataforma electrónica da AGT garante o registo de todas as operações, sem possibilidade de eliminação, o que torna o pagamento de impostos e todos os demais actos praticados em sistema um processo transparente e escrutinável", garante a instituição liderada por José Leiria.
A AGT, garante, por outro lado, que através dos seus órgãos inspectivos internos e da Direcção de Recursos Humanos, continua a trabalhar para reforçar os mecanismos de controlo interno e assegurar uma conduta.