Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Empresários e gestores estão menos pessimistas com maiores avanços no comércio e construção

Dados do INE no segundo trimestre deste ano

O indicador de clima económico do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que avalia as expectativas dos empresários sobre a evolução da economia angolana no curto prazo recuou para os 6 pontos negativos, no II trimestre e especialistas e empresários acreditam que o desempenho da economia está a melhorar

O pessimismo dos empresários e gestores empresariais, medido pelo Indicador de Clima Económico (ICE) do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), recuou três pontos percentuais (pp) no segundo trimestre deste ano, saindo dos -9 pp, no I trimestre, para os -6 pp entre Abril e Junho deste ano, influenciado pela melhoria do indicador de confiança do sector do comércio, construção e da comunicação, comparativamente ao período homólogo.

ismo e Comunicação. Os IC sectoriais reflectem a opinião dos empresários e gestores dos sectores sobre as perspectivas de desempenho do respectivo ramo de actividade no curto prazo. Os 6 pp negativos do ICE correspondem ao saldo das respostas extremas, isto é, a diferença entre as avaliações positivas e negativas dos patrões e gestores sobre as perspectivas de evolução da economia.

(Leia o artigo integral na edição 643 do Expansão, de sexta-feira, dia 24 de Setembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo