Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Access bank compra ABC bank e Standard Chartered da Tanzânia e prepara fusão

Dono do Ex-Finibanco

Após comprar o Finibanco e o Standard Chartered Bank Angola, o maior banco nigeriano foi a Tanzânia para comprar o African Banking Corporation e o Standard Chartered Bank Tanzânia. Feitas as aquisições, o Access bank avança agora com uma serie de fusões, com o objectivo de "se tornar no banco africano mais respeitado do mundo".

O Access Bank Plc anunciou a conclusão da aquisição do African Banking Corporation (ABC) da Tanzânia, no âmbito da sua estratégia de expansão com o objectivo de se tornar o banco africano mais respeitado do mundo, informou a instituição em comunicado, divulgado esta quarta-feira, em Lagos, Nigéria.

De acordo com o documento consultado pelo Expansão, com o culminar do processo de aquisição, as operações do ABC Bank serão agora fundidas com as operações de banca de consumo, privada e de negócios do Standard Chartered Bank Tanzânia, também adquirido pelo Acess Bank, formando uma nova entidade que será conhecida como Access Bank Tanzânia.

Este processo também ocorreu em Angola. Depois de ter comprado o Finibanco, o Access Bank Plc adquiriu também 60% das acções do Standard Chartered Bank Angola, tendo já feito uma proposta a ENSA Seguros (detentora das restantes 40% das acções). O banco também já avançou com o processo de fusão e já foi aprovado pelo BNA. No País a instituição tem a denominação de Acess Bank Angola.

Assim, para o banco, esta aquisão reforça a aspiração da instituição de se tornar num interveniente forte na região da África Oriental, ao mesmo tempo que acrescenta maior profundidade e amplitude às suas operações pan-africanas, criando oportunidades mais significativas para a inclusão financeira, uma gama diversificada de produtos e uma melhor experiência do cliente.

"Esta mudança estratégica representa um passo notável no sentido de estabelecer um caminho sólido na Tanzânia para o comércio intra-africano, na região da África Oriental, em todo o continente e no resto do mundo. Realça o nosso compromisso em contribuir para a criação de uma rede bancária robusta na África Oriental, impulsionando a mudança positiva e a inovação", disse Roosevelt Ogbonna, CEO do Access Bank Plc, citado no documento.

O Access Bank, uma subsidiária integralmente detida pelo Access Holdings Plc, é um banco comercial líder de serviços completos que opera através de uma rede de mais de 700 sucursais e pontos de serviço que abrangem 3 continentes, 22 países e mais de 60 milhões de clientes únicos. Emprega cerca de 28.000 pessoas nas suas operações em África e na Europa, com escritórios de representação na China, no Líbano, na Índia e nos EAU.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo