Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Eu tenho voz?

CAPITAL HUMANO

Levantar, erguer, ir à luta, fizeram-me compreender que mesmo utilizando a minha voz esta era necessária e importante, porque mesmo com voz doce (sim, considero que tenho uma voz doce), consegui ser ouvida. Mas a questão que me leva a desafiar-te é como está a tua voz? Quão saudável é a tua voz?

Desde jovem que aprendi que a minha voz deveria ser discreta e silenciosa o suficiente para responder com educação. Sempre achei "normal", mas rapidamente compreendi que esse normal me deixava muitas vezes triste e onde considerava que essa mesma voz afinal não era ouvida, pois a intensidade com que falava, a emoção, a certeza, não eram as desejadas.

A grande mudança acontece na universidade e, sobretudo, quando começo a trabalhar. Mas, mesmo assim, senti demasiadas vezes a pressão por ser mulher, a pressão por ser jovem, a pressão por ser mulata, a pressão...

Levantar, erguer, ir à luta, fizeram-me compreender que mesmo utilizando a minha voz esta era necessária e importante, porque mesmo com voz doce (sim, considero que tenho uma voz doce), consegui ser ouvida.

Mas a questão que me leva a desafiar-te é como está a tua voz? Quão saudável é a tua voz?

De que forma, consegues que ela seja ouvida, para que consigas alcançar aquilo que mereces?

Partilho três sugestões estratégicas que te podem permitir ir um pouco mais além:

1. Desenvolve a tua Autoconfiança

¦ Autoconhecimento: Compreende quais são as tuas competências, conhecimentos e valores. Os teus pontos fortes e fraquezas, quanto mais souberes quem és, mais isso irá ajudar-te a reforçar a tua confiança. Se quiseres ir um pouco mais longe, realiza um assessement de personalidade. O autoconhecimento é a tua ferramenta mais poderosa.

¦ Afirmações Positivas: Pratica afirmações diárias para fortalecer a tua confiança e autoestima. Talvez nem sempre seja fácil ou até nem acredites, mas porque não dás o benefício da dúvida. Afinal, pensar de forma positiva poderá, acima de tudo, ajudar-te a encarar mais um dia com energia positiva, que nem sempre terás.

2. Educação e Capacitação

¦ Investe na tua Educação: Continua a aprender e a desenvolver-te profissionalmente para fortaleceres a tua base de conhecimentos. Sem educação, estagnamos simplesmente.

¦ Workshops e Formações: Participa em workshops e formações que desenvolvam as tuas competências de comunicação e liderança. Afinal, se queres que a tua voz seja ouvida, como podes fazê-lo se não fores habilidosa/o na arte de comunicar?

¦ Palestras e Webinars: Participa e/ou organiza palestras e webinars para discutir temas importantes e partilhar conhecimentos. É nesta troca de conhecimentos que podes também contribuir com o teu know-how. Qual a tua área de especialização? Aproveita para explorar e partilhar aqui os teus conhecimentos sejam eles profissionais ou derivem de hobbies em que tenhas um elevado conhecimento acerca de um determinado tema.

3. Networking e Mentoria

¦ Constrói uma Rede de Suporte: Participa em grupos e organizações que apoiem a liderança feminina. Caso não conheças nenhuma, teremos muito gosto em receber-te na Liderança Feminina em Angola, a nossa Comunidade é real e temos, através da nossa plataforma ONDAKA (voz), uma forma de te conectares com outras pessoas e simultaneamente um espaço de aprendizagem. Aqui tens espaço e ele é teu para que tenhas voz!

¦ Investe em Mentoria: Um/a mentor/a pode guiar-te ao fornecer orientação e apoio valiosos, ajudando a navegar nos desafios profissionais, pessoais, i.e, na melhor forma de ter a tua voz ouvida.

Gostaria também de complementar estas estratégias, às quais poderás e deves acrescentar os pontos que, para além destes, para ti façam sentido, deixando também uma partilha espacial para as mulheres, que, talvez algumas tal, como eu, não sentem que a sua voz seja ouvida. Aquilo que posso dizer-vos com a minha experiência de vida é que não necessitas de mudar a tua essência, quem tu és, para que te oiçam. Só necessitas de acreditar em ti, para que mantenhas a tua resiliência, foco e valorizes a tua voz naquilo que mereça ser ouvido.

Leia o artigo integral na edição 778 do Expansão, de sexta-feira, dia 31 de Maio de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo