Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Gestão de processos de negócio

CONVIDADO

O potencial da aplicação deste modelo de gestão e da hiper automação é gigante e pode impulsionar incrivelmente o crescimento económico, especialmente em sectores como a indústria, o sector financeiro, o retalho ou a saúde, com ganhos em competitividade locais e internacionais.

A competitividade no sector industrial é cada vez mais forte e as empresas que singram e fazem face à concorrência e às dinâmicas de mercado são aquelas que conseguem desenvolver estratégias organizacionais suficientemente eficientes. O objectivo é que, por um lado, lhes tragam retorno financeiro, por outro, satisfaçam as necessidades do mercado e dos clientes, com experiências singulares e marcantes, optimizem recursos, evitem desperdícios e aumentem a produtividade. Este é o objectivo de todos os decisores empresariais. Neste contexto, muito se tem falado do modelo de gestão de processos de negócio (BPM) que surge como um elemento estratégico indispensável.

Mas o que é este modelo de gestão e porque tem sido tão falado nos últimos tempos? O modelo BPM ou gestão de processos de negócio é uma abordagem de gestão que investe na melhoria contínua dos processos empresariais das organizações. Combina metodologias, técnicas e ferramentas que desenham, executam, monitorizam e optimizam os processos do negócio. A ideia chave aqui é foco na eficiência e eficácia dos processos.

Comecemos por pensar em alinhamento, estratégia e processos. Muitas vezes as empresas crescem e não tem um desenho operacional definido. Com o tempo os processos tornam-se confusos e implicam custos adicionais. Por vezes é necessário dar um passo atrás e estudá-los, para perceber se é possível fazer melhorias. Se os processos internos estiverem em sintonia com os objectivos estratégicos do negócio, a entrega de valor ao mercado é mais fácil de concretizar. Este alinhamento reduz custos, minimiza desperdícios, permite às organizações maior agilidade e resposta mais rápida às demandas.

As ineficiências são naturais e próprias nos negócios, especialmente quando as indústrias ou os negócios são relativamente novos, ou, por outro lado, foram crescendo modularmente sem uma estrutura pré-definida, ou um desenho operacional para a eficiência. Nestes casos é necessário identificar estas ineficiências, eliminar os gargalos operacionais e optimizar os fluxos de trabalho. Para que as empresas consigam aumentar a produtividade e a qualidade dos seus produtos ou serviços. Este aumento reflecte-se directamente na satisfação do cliente, que, por sua vez, impulsiona as vendas e o retorno financeiro.

Implementar uma gestão de processos eficaz exige uma transformação interna, e sabemos que o ser humano tem alguma resistência à mudança e ao que é novo. No entanto, é uma dor que inevitavelmente as organizações têm de passar para que as suas organizações cresçam. Superar estas barreiras requer liderança forte e comunicação eficaz, assegurando que todos os colaboradores compreendem os benefícios e a necessidade das mudanças propostas.

Os decisores empresariais têm aqui um papel muito importante e catalisador de mudança, pois geralmente são os principais percursores desta transformação, com uma mentalidade aberta e disposta a reconfigurar processos para sustentar a estratégia organizacional. Esta visão é o principal ponto de toque para garantir que as empresas não ficam estagnadas e conseguem acompanhar as evoluções do mercado.

A execução é outro ponto crítico, pois os decisores empresariais podem ter toda a boa-vontade do mundo, mas para que o projecto ganhe força é necessário garantir que a equipa de implementação está alinhada e incentivada para fazer o projecto acontecer, pelo que a gestão deste processo é fundamental para materializar os objectivos traçados e alcançar os resultados desejados.

Leia o artigo integral na edição 802 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Novembro de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo