Manuel Rui faz 80 anos, a sua longa vida e vasta obra são tema de um colóquio de três dias em Luanda
Nos dias 3, 4 e 5 de Novembro, coincidindo com a data de aniversário do autor de Quem me dera ser onda, a sua vida e obra são o tema único de um colóquio promovido pela Mayamba Editores
O colóquio inicia-se com uma novidade, ou melhor... duas. Boneca de Trapos e A Alegria da Girafa são dois livros infantis, dois inéditos do escritor, que vão ser lançados na Escola N.º 1002 da Samba, em Luanda, e isto acontece já amanhã, dia 3 de Novembro.
No dia 4 de Novembro, dia em que Manuel Rui celebra 80 anos, na Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto (UAN) vamos ter uma mesa-redonda com o tema "Manuel Rui, vida e obra". Entre outros intervenientes, ficará para Sabino Nascimento uma breve leitura do Eco de Quem me dera ser onda.
O Professor Luís Gaivão abordará o tema Manuel Rui e os Lugares do Sul e será lida uma comunicação, com mais de 20 anos, de Manuel Rui na Universidade La Sapienza, em Itália.
Na sexta-feira, dia 6 de Novembro, haverá lugar para o lançamento de mais duas obras inéditas de ficção - um romance e um livro de contos - e será apresentado o documentário Içar da bandeira - uma homenagem a Agostinho Neto de Manuel Rui.
O dia terminará com uma sessão de autógrafos na União dos Escritores Angolanos.